Bolo de Arroz sem Glúten e sem Lactose

25 julho 2014

Olá pessoal,

A receita do bolo de hoje foi a primeira receita sem glúten e sem lactose que fiz, por isso tenho um chamêgo especial por ele, rsrsrs. Foi muito difícil pra mim quando descobri minha intolerância, ficava pensando no que eu iria lanchar já que os pães, biscoitos e rosquinhas que eu tanto amava teriam que sair da minha dieta. Foi aí que comecei a pesquisar receitas sem glúten e sem lactose, e nessa adaptação, o site de receitas Sem Glúten e Sem Lactose me ajudou muito. Foi lá que encontrei essa receita de bolo de arroz. Sempre faço escolhas mais nutritivas na hora de preparar minhas receitas, por isso sempre faço esse bolo com arroz integral e açúcar mascavo. Mas a receita original é feita com arroz e açúcar branco, só não dá certo fazer com arroz parboilizado.
Outra mudança que fiz foi diminuir a quantidade de óleo.
Gosto muito dessa receita porque é barata e os ingredientes são básicos, sempre os temos em casa.

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de arroz integral
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de óleo de milho/canola
3 ovos
1 pacotinho de erva doce
1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo:
Deixe o arroz umas 8 horas de molho na água. Como o integral é mais durinho do que o branco, eu fervo a água e coloco na vasilha com arroz.
Depois de passado esse tempo, eu bato o açúcar com o óleo e os ovos no liquidificador até formar um creme e depois vou adicionando o arroz sem a água batendo aos poucos.
Deixe batendo por uns 5 minutos até o arroz triturar por completo. Meu liquidificador é bem potente e mesmo assim tenho que mexer o bolo com uma colher de vez em quando até misturar por completo.
Por último eu misturo com uma colher de pau a erva doce e depois o fermento.
Despeje numa assadeira untada com manteiga e farinha de arroz e leve ao forno pré aquecido.
Cada forno leva um tempo diferente pra assar, no meu esse bolo assa em no máximo 30 minutos, mas faça o teste do palito antes de retirar.

Quando você fizer este bolo tenha certeza de que não conseguirá parar num pedaço só, se não vigiar quando você piscar já comeu metade, é sério! Rsrsrsrs.
Hoje em dia depois de muito treino, consigo parar no segundo pedaço! Rsrsrsrs.

Beijos!

Ligia

Nenhum comentário:

Postar um comentário